Quarta Edição do Prêmio Prof. Sérgio de Almeida Rodrigues

O Centro de Biologia Marinha (CEBIMar), por decisão de seu Conselho Deliberativo, abre as inscrições para a 4ª edição do Prêmio Prof. Sérgio de Almeida Rodrigues, com o objetivo de reconhecer contribuições de grande qualidade, realizadas no CEBIMar. O prêmio é destinado ao melhor trabalho publicado em qualquer área relacionada à Biologia Marinha que tenha sido desenvolvido formalmente como projeto de pós-graduação no CEBIMar.

 

Inscrições abertas de 23/06 a 24/09/2021

Saiba mais

  • Coral exótico tem se alastrado e causado impactos ambientais na costa brasileira

    “O que pode acontecer é esses ambientes costeiros virarem uma ‘monocultura’ [de coral-sol]”, segundo Kátia Kapel, bióloga marinha e pesquisadora do Centro de Biologia Marinha (CEBIMar) da USP. O próprio mergulho recreacional, que atrai a população pela diversidade de peixes, corais e outros animais, pode ser afetado pela presença majoritária dessa espécie. “São coisas que ainda estamos vivenciando. Mas, com certeza, a longo prazo, tem potenciais impactos para a vida da população em geral.” Clipping de Jornal da USP.
  • Uma nova metodologia de baixo custo para caracterização da biodiversidade em ecossistemas recifais rasos e fundos

    Uma nova metodologia de baixo custo para caracterização da biodiversidade em ecossistemas recifais rasos e fundos Estudo caracteriza áreas profundas pouco conhecidas da costa da Paraíba e enfatiza a importância de trabalhos dessa natureza para o entendimento das comunidades recifais ao longo da plataforma brasileira. Estudos sobre ecologia de ecossistemas recifais são geralmente realizados em profundidades rasas (< 30m) fazendo com que ambientes mais profundos (chamados recifes mesofóticos) sejam muitas vezes desconhecidos. Isso ocorre pelas dificuldades logísticas e financeiras, uma vez que para acessar tais profundidades se faz necessário a utilização de submersíveis remotos ou mergulhos técnicos. Assim, pesquisadores da UFPB e USP desenvolveram um sistema de filmagem de baixo custo que permite a coleta de dados sobre comunidades recifais em áreas rasas e mesofóticas.
  • Nenhuma defesa é 100% eficaz: micropredação do nudibrânquio Spurilla braziliana pela aranha-do-mar Pigrogromitus timsanus

    Nenhuma defesa é 100% eficaz: micropredação do nudibrânquio Spurilla braziliana pela aranha-do-mar Pigrogromitus timsanus Os nudibrânquios, popularmente conhecidos como lesmas marinhas, são moluscos gastrópodes sem concha quando adultos. A ausência da concha pode dar a impressão de que são animais frágeis e desprotegidos, quando na verdade possuem um variado e eficiente arsenal contra predadores: defesas químicas; coloração de advertência; mimetismo; incorporação e utilização de estruturas e toxinas das presas para a sua própria proteção, entre outros. Ao que tudo indica, essas estratégias são bastante eficientes, uma vez que os nudibrânquios são raramente predados. Porém, mesmo sendo poucos, os predadores existem, como alguns crustáceos, outros gastrópodes e picnogônidos – popularmente conhecidos como “aranhas-do-mar”.
  • Novo Portal de Serviços facilita o acesso aos serviços acadêmicos e administrativos da USP: https://portalservicos.usp.br. Para login, utilize seu número USP e sua senha única.
  • Medidas preventivas no CEBIMar contra o coronavirus
  • Vídeo sobre o CEBIMar