Acesse diretamente o CEMar ou digite 'CEBIMAR' no campo de busca do USP Multi. Lá você encontrará mais informações sobre os nossos serviços e equipamentos disponíveis para agendamento.

Você conhece o USP Multi?

O USP Multi é uma plataforma online para cadastramento de centrais ou laboratórios multiusuários, sendo administrada pela Pró-Reitoria de Pesquisa da USP. A plataforma torna o parque de equipamentos da instituição visível e de fácil acesso a usuários de qualquer local.

O CEBIMar agora faz parte do USP Multi com sua Central de Equipamentos Multiusuários (CEMar) e conta com alguns equipamentos e serviços disponíveis.

Convidamos a todos a acessar e se cadastrar no USP Multi. O cadastro no sistema possibilita o agendamento de serviços e uso de equipamentos na nossa ou em qualquer outra central multiusuário ativa da USP.

 

Lembramos que para uso da infraestrutura e das dependências do CEBIMar é necessário cadastro prévio junto ao Serviço de Apoio Acadêmico (academicacbm@usp.br). 

Comitê Gestor da Central Multiusuário do CEBIMar

 

  • Aquecimento global é a principal causa da morte dos recifes de corais

    "As ondas de calor geram danos no aparato fotossintético das zooxantelas, e a partir disso, elas passam a liberar grandes quantidades de espécies reativas de oxigênio que vão se difundem para otecido do coral hospedeiro, e como uma forma de se defesa diante desse estressor ele expulsa essas zooxantelas para erradicar essa fonte geradora de espécies reativas de oxigênio, explica detalhadamente o professor do Centro de Biologia Marinha (Cebimar) da USP e pesquisador associado do Projeto Coral Vivo, Samuel Faria."
  • A influência da acessibilidade humana na conservação de áreas recifais

    A influência da acessibilidade humana na conservação de áreas recifais Pesquisadores analisam diferentes níveis de restrição do acesso humano em áreas de conservação de recifes de coral. Desde 1983, o Arquipélago de Abrolhos faz parte de um Parque Nacional Marinho, uma Área Marinha Protegida (AMP) que restringe a pesca e regula atividades de turismo. Este santuário marinho abriga um dos recifes de coral mais biodiversos do Atlântico Sul, e cuida para que que as atividades humanas não afetem negativamente as comunidades de peixes recifais e a cobertura bentônica local. Para analisar a eficácia do método de conservação das AMPs e seus diferentes níveis de restrição de acesso nas ilhas (1), foi formada uma equipe de pesquisadores da Universidade Federal do Espírito Santo e do Centro de Biologia Marinha da Universidade[…]
  • Espécie nova de água-viva é batizada em homenagem ao Centro de Biologia Marinha da USP

    Espécie nova de água-viva é batizada em homenagem ao Centro de Biologia Marinha da USP Do tipo medusa-da-lua, “Aurelia cebimarensis” é uma das dez novas espécies descritas por estudo que analisou geneticamente amostras de vários países
  • Concurso público para Professor Doutor, no CEBIMar/USP. área de conhecimento “Biologia Evolutiva de Organismos Marinhos"

    Atualização da situação do concurso público de títulos e provas para provimento de 01 (um) cargo de Professor Doutor, referência MS-3, Regime de Dedicação Integral à Docência e à Pesquisa (RDIDP), junto à Divisão de Ensino e Pesquisa do CEBIMar/USP, na área de conhecimento “Biologia Evolutiva de Organismos Marinhos”: O Centro de Biologia Marinha da USP convoca os candidatos para as provas que terão início no dia 02 de maio de 2022, às 8h, no Auditório do CEBIMar (Rodovia Doutor Manoel Hipólito do Rego, km. 131,5 - Pitangueiras - São Sebastião/SP – CEP: 11612-109), prosseguindo nos dias seguintes. A relação dos candidatos convocados e outras informações constam no Edital CEBIMar 004/2022.
  • Corais brasileiros recorrem a "jeitinho" para resistir ao aquecimento dos oceanos

    Segundo Samuel Coelho de Faria, professor do Centro de Biologia Marinha (Cebimar) da USP e pesquisador associado do Projeto Coral Vivo, capacidade de plasticidade dos corais brasileiros é um ‘jeitinho' da nossa fauna coralínea de serem tolerantes às mudanças climáticas.
  • Concurso público de títulos e provas para concessão do título de Livre Docente

    Inscrições para o concurso público de títulos e provas para concessão do título de Livre Docente junto a Divisão de Ensino e Pesquisa, na área de conhecimento “Ecologia e conservação de ambientes recifais”. De 11/03/2022 a 31/03/2022.   Edital 003/2022: Abertura das inscrições. Publicado no DOESP, em 09/03/2022.  
  • Petrobras, em parceria com universidades, investe mais R$ 3 milhões em projeto ambiental no Brasil

    "A iniciativa conta ainda com a participação do Centro de Biologia Marinha da Universidade de São Paulo (CEBIMar/USP), da Universidade Estadual Paulista (UNESP, Campus de Registro e São Vicente) e do Núcleo de Gestão Integrada ICMBio-Alcatrazes. O projeto pode ser acompanhado no Instagram, pelo perfil @mardealcatrazes." Agência Petrobras, 14/02/2022.