• Os intrigantes recifes da foz do Amazonas

    Os intrigantes recifes da foz do Amazonas "Em agosto ocorrerá mais uma expedição científica aos recifes da foz do rio Amazonas, um ambiente ainda não completamente reconhecido, permeado de incertezas e até recentemente visto como improvável. O biólogo Ronaldo Francini-Filho, da Universidade de São Paulo (USP), será um dos pesquisadores que participarão da exploração, a terceira que ele faz desde 2015 em busca de respostas mais precisas sobre aquela região." (Pesquisa Fapesp, 14 mar. 2023)
  • Concurso público de títulos e provas para concessão do título de Livre Docente

    Inscri√ß√Ķes para o concurso p√ļblico de t√≠tulos e provas para concess√£o do t√≠tulo de Livre Docente junto a Divis√£o de Ensino e Pesquisa, na √°rea de conhecimento ‚ÄúEcologia e conserva√ß√£o de ambientes recifais‚ÄĚ. De 09/03/2023 a 31/03/2023.   Edital 001/2023: Abertura das inscri√ß√Ķes. Publicado no DOESP, em 07/03/2023.  
  • Recife amazônico abriga espécies únicas e é garantia de refúgio diante de mudanças climáticas

    "O bi√≥logo Ronaldo Francini Filho, professor do Centro de Biologia Marinha da Universidade de S√£o Paulo (USP), foi um dos pesquisadores que participaram da expedi√ß√£o cient√≠fica a bordo de um submarino. Em entrevista ao programa Bem Viver desta ter√ßa-feira (28), ele ressalta a magnitude do recife, que abriga esp√©cies exclusivas e funciona como um corredor de liga√ß√£o entre o Brasil e o Caribe." (R√°dio Brasil de Fato, 28 fev. 2023)
  • Expedições a regiões profundas do mar brasileiro revelam novos ambientes e espécies

    Expedições a regiões profundas do mar brasileiro revelam novos ambientes e espécies Bi√≥logos e ocean√≥grafos descobrem colinas de recife no Esp√≠rito Santo e novas esp√©cies de peixes em S√£o Paulo. (Pesquisa Fapesp, 21 mar 2023)
  • Prof. Dra. Maria da Glória Blumer Soares Moreira

    Prof. Dra. Maria da Glória Blumer Soares Moreira O CEBIMar e sua equipe expressam sentimentos de pesar pelo falecimento da Prof. Dra. Maria da Gl√≥ria Blumer Soares Moreira, Professora Titular aposentada do Departamento de Fisiologia do IB-USP, ocorrido em 26/02/2023. Formada em Hist√≥ria Natural pela Faculdade de Filosofia, Ci√™ncias e Letras da USP, em 1963, a Prof. Glorinha - como era conhecida por todos - manteve sempre estreito relacionamento acad√™mico com o CEBIMar, onde desenvolveu parte dos seus projetos de pesquisa e ministrou in√ļmeros cursos e disciplinas, e do qual foi diretora entre dez/1993 e dez/1995. Nossas sinceras condol√™ncias √† fam√≠lia, amigos e colegas.
  • Mineração marinha: um dilema ambiental e econômico

    "Em entrevista ao GGN, o professor do Centro de Biologia Marinha da USP (CEBIMar), Cl√°udio Gon√ßalves Tiago, explica que h√° uma diversidade de minera√ß√Ķes marinhas em grande escala, que envolve desde a extra√ß√£o de petr√≥leo, rodolitos e metais." (GGN, 08 fev 2023)
  • Composto produzido por coral invasor elimina o parasita da doença de Chagas

    Composto produzido por coral invasor elimina o parasita da doença de Chagas "Ao falar de suas impress√Ķes sobre o coral-sol com √Ālvaro Esteves Migotto, o pesquisador do Cebimar e coautor do estudo comentou que o animal produzia toxinas que matavam outros corais encontrados no litoral brasileiro, como o coral-c√©rebro (Mussismilia hispida), e que estava dominando as paisagens marinhas. Com base nessa observa√ß√£o, eles come√ßaram a coletar amostras do coral-sol no canal de S√£o Sebasti√£o, litoral norte de S√£o Paulo, onde est√° localizado o Cebimar, para analisar os compostos qu√≠micos produzidos pelo animal." (Ag√™ncia Fapesp, 06/02/2023)
  • Peixes recifais brasileiros são resilientes a mudanças no clima e ao declínio dos corais

    Peixes recifais brasileiros são resilientes a mudanças no clima e ao declínio dos corais "Os pesquisadores ressalvam, por√©m, que as an√°lises foram feitas apenas emcomputador e os corais n√£o foram removidos experimentalmente para identificaroutros efeitos sist√™micos. N√£o se sabe, por exemplo, quais impactos em cascatapodem ocorrer com a retirada de esp√©cies do ecossistema ou se a sobrepesca j√°afetou as fun√ß√Ķes ecol√≥gicas dos peixes recifais." (Folha de S√£o Paulo, 13 jan. 2023)