• Os intrigantes recifes da foz do Amazonas

    Os intrigantes recifes da foz do Amazonas "Em agosto ocorrerá mais uma expedição científica aos recifes da foz do rio Amazonas, um ambiente ainda não completamente reconhecido, permeado de incertezas e até recentemente visto como improvável. O biólogo Ronaldo Francini-Filho, da Universidade de São Paulo (USP), será um dos pesquisadores que participarão da exploração, a terceira que ele faz desde 2015 em busca de respostas mais precisas sobre aquela região." (Pesquisa Fapesp, 14 mar. 2023)
  • Concurso público de títulos e provas para concessão do título de Livre Docente

    Inscrições para o concurso público de títulos e provas para concessão do título de Livre Docente junto a Divisão de Ensino e Pesquisa, na área de conhecimento “Ecologia e conservação de ambientes recifais”. De 09/03/2023 a 31/03/2023.   Edital 001/2023: Abertura das inscrições. Publicado no DOESP, em 07/03/2023.  
  • Recife amazônico abriga espécies únicas e é garantia de refúgio diante de mudanças climáticas

    "O biólogo Ronaldo Francini Filho, professor do Centro de Biologia Marinha da Universidade de São Paulo (USP), foi um dos pesquisadores que participaram da expedição científica a bordo de um submarino. Em entrevista ao programa Bem Viver desta terça-feira (28), ele ressalta a magnitude do recife, que abriga espécies exclusivas e funciona como um corredor de ligação entre o Brasil e o Caribe." (Rádio Brasil de Fato, 28 fev. 2023)
  • Expedições a regiões profundas do mar brasileiro revelam novos ambientes e espécies

    Expedições a regiões profundas do mar brasileiro revelam novos ambientes e espécies Biólogos e oceanógrafos descobrem colinas de recife no Espírito Santo e novas espécies de peixes em São Paulo. (Pesquisa Fapesp, 21 mar 2023)
  • Prof. Dra. Maria da Glória Blumer Soares Moreira

    Prof. Dra. Maria da Glória Blumer Soares Moreira O CEBIMar e sua equipe expressam sentimentos de pesar pelo falecimento da Prof. Dra. Maria da Glória Blumer Soares Moreira, Professora Titular aposentada do Departamento de Fisiologia do IB-USP, ocorrido em 26/02/2023. Formada em História Natural pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da USP, em 1963, a Prof. Glorinha - como era conhecida por todos - manteve sempre estreito relacionamento acadêmico com o CEBIMar, onde desenvolveu parte dos seus projetos de pesquisa e ministrou inúmeros cursos e disciplinas, e do qual foi diretora entre dez/1993 e dez/1995. Nossas sinceras condolências à família, amigos e colegas.
  • Mineração marinha: um dilema ambiental e econômico

    "Em entrevista ao GGN, o professor do Centro de Biologia Marinha da USP (CEBIMar), Cláudio Gonçalves Tiago, explica que há uma diversidade de minerações marinhas em grande escala, que envolve desde a extração de petróleo, rodolitos e metais." (GGN, 08 fev 2023)
  • Composto produzido por coral invasor elimina o parasita da doença de Chagas

    Composto produzido por coral invasor elimina o parasita da doença de Chagas "Ao falar de suas impressões sobre o coral-sol com Álvaro Esteves Migotto, o pesquisador do Cebimar e coautor do estudo comentou que o animal produzia toxinas que matavam outros corais encontrados no litoral brasileiro, como o coral-cérebro (Mussismilia hispida), e que estava dominando as paisagens marinhas. Com base nessa observação, eles começaram a coletar amostras do coral-sol no canal de São Sebastião, litoral norte de São Paulo, onde está localizado o Cebimar, para analisar os compostos químicos produzidos pelo animal." (Agência Fapesp, 06/02/2023)
  • Peixes recifais brasileiros são resilientes a mudanças no clima e ao declínio dos corais

    Peixes recifais brasileiros são resilientes a mudanças no clima e ao declínio dos corais "Os pesquisadores ressalvam, porém, que as análises foram feitas apenas emcomputador e os corais não foram removidos experimentalmente para identificaroutros efeitos sistêmicos. Não se sabe, por exemplo, quais impactos em cascatapodem ocorrer com a retirada de espécies do ecossistema ou se a sobrepesca jáafetou as funções ecológicas dos peixes recifais." (Folha de São Paulo, 13 jan. 2023)