Disciplina optativa oferecida para alunos de graduação do IB/USP e para a graduação em Ciências da Natureza da EACH/USP, Ciências Biológicas da FFCLRP/USP e ESALQ, sem pré-requisitos.

Objetivos:
Ao término da disciplina, os alunos deverão ser capazes de compreender os principais efeitos das variáveis abióticas em diferentes ambientes marinhos, com ênfase na importância dos processos físicos e químicos fundamentais em diversos aspectos da biologia dos oceanos, bem como o efeito de sua variabilidade. O curso dará aos alunos subsídios para que tenham condições de planejar, executar e principalmente interpretar dados abióticos em campo.

Total de vagas oferecidas: 12

As despesas com transporte, estadia e refeições ficarão por conta do aluno.

Docente Responsável:
Áurea Maria Ciotti

Programa Resumido
Essa disciplina versará sobre a influência de variáveis abióticos e dos processos físicos na biota marinha. Serão descritos as principais variáveis físicas (temperatura e salinidade) e a forma com que os processos físicos dos oceanos as alteram.

- Irradiância e aquecimento
- Formação de nuvens e precipitação
- Trocas de calor da atmosfera e água do mar
- Fluxos em corpos de água
- Biologia de corpos de água estratificados e homogêneos
- Efeitos das marés na biota marinha
- Efeito da ressurgência na biota marinha

Avaliação
Método: Aulas teóricas e práticas complementadas por discussões e exercícios desenvolvidos em grupo.
Atividades discentes: trabalhos de campo e de laboratório, discussões em grupo sobre temas relacionados ao curso.
Critério: Avaliação escrita.

Norma de Recuperação:
Não haverá recuperação

As matrículas podem ser feitas diretamente pelo Sistema Jupiter. Em caso de dúvida, entre em contato com a Seção de Graduação da sua Unidade.