Disciplina optativa oferecida para alunos de graduação em Ciências Biológicas (IB, FFCLRP e ESALQ) e Oceanografia (IO) da USP.

Objetivos:
Vários processos relacionados à dinâmica populacional de plantas e animais são em parte determinados por limitantes de ordem filogenética. Características selecionadas ao longo da evolução, como a dimensão dos primeiros juvenis, a idade relativa da primeira maturação, o potencial reprodutivo e a longevidade são cruciais na determinação do potencial de crescimento, dispersão e persistência de populações no ambiente natural.

Muitos estudos descrevem satisfatoriamente o ciclo de vida de espécies, seja por sua importância ecológica, comercial ou pelo interesse dos pesquisadores em determinados grupos, mas muito menos são aqueles que integram esse conhecimento com abordagens quantitativas que permitam estimar taxas de colonização de habitat, recrutamento juvenil, migração e mortalidade. Para todos esses parâmetros é necessário delinear uma estratégia de amostragem que permita a obtenção de estimativas de densidade adequadas, com alta precisão e viés reduzido. O objetivo desta disciplina é apresentar formalmente diferentes técnicas de amostragem e demonstrar, na prática, o ganho em precisão e correção proporcionado através da escolha de um procedimento superior. Pretende-se capacitar os estudantes para a execução de programas de amostragem específicos para diferentes situações.

Total de vagas oferecidas: 16

As despesas com transporte, estadia e refeições ficarão por conta do aluno.

Docente Responsável:
Augusto Alberto Valero Flores

Programa Resumido:
Padrões de distribuição espacial; identificação de padrões de distribuição; definição de termos e conceitos em amostragem; inferência estatística; estudo piloto; execução da amostragem aleatória simples (AAS); execução da amostragem aleatória sistemática (AASist); execução de amostragem aleatória estratificada (AAE).

Avaliação:
Métodos utilizados: A disciplina será dividida em quatro componentes principais: aulas teóricas, aulas práticas (saídas de campo), resolução de exercícios e avaliação teórica. Os alunos terão a oportunidade de comparar os resultados obtidos, utilizando diferentes técnicas de amostragem, e serão convidados a discutir sobre a idoneidade de cada método em condições específicas. De preferência, o curso será ministrado de modo intensivo durante uma semana, num local onde seja possível colocar em prática uma atividade de campo. Após essa fase, os estudantes terão um tempo disponível para completar as listas de exercícios e preparar-se para a avaliação teórica. As aulas práticas dessa disciplina já foram realizadas em costões rochosos, riachos e lagos de maneira igualmente satisfatória, podendo ser também realizada em ambientes terrestres desde que identificada uma população-alvo apropriada para fins didáticos.

Critérios de avaliação de aprendizagem: Além de uma prova escrita (E), as listas de exercícios (L) e a participação dos alunos (P), tanto em sala de aula como no campo, serão também utilizadas na avaliação. A qualificação final (QF) será dada por: QF = (2E+L+P)/4.

Norma de Recuperação:
Não haverá recuperação

As matrículas podem ser feitas diretamente pelo Sistema Jupiter. Em caso de dúvida, entre em contato com a Seção de Graduação da sua Unidade.