Disciplina optativa oferecida para alunos de graduação em Ciências Biológicas (IB, FFCLRP e ESALQ).

Objetivos:
Propiciar ao aluno a familiarização com a diversidade planctônica marinha e os métodos de estudo do fitoplâncton e do zooplâncton.

Total de vagas oferecidas: 8

As despesas com transporte, estadia e refeições ficarão por conta do aluno.

Docentes Responsáveis:
Alvaro Esteves Migotto
Áurea Maria Ciotti
Tagea Kristina Simon Björnberg

Programa Resumido:
Introdução à identificação do plâncton marinho; características diagnósticas dos principais grupos de planctontes marinhos – fitoplâncton, zooplâncton; meroplâncton e holoplâncton; métodos de coleta e fixação; técnicas de amostragem; métodos diretos e indiretos de estudo de plâncton; técnicas de fixação e observação de planctontes; preparação de lâminas não permanentes para exame de estruturas morfológicas; introdução ao estudo sistemático dos copépodes planctônicos (Crustacea).

Avaliação:
Métodos utilizados: A disciplina é dividida em aulas teóricas e aulas práticas (saída de campo para coleta de amostras de plâncton; trabalhos de laboratório). As aulas práticas são o núcleo da disciplina, por intermédio das quais os alunos terão a oportunidade de examinar plâncton vivo, possibilitando a observação, sob estereomicroscópio e microscópio binocular, de aspectos não passiveis de serem observados em amostras fixadas, como cor e comportamento dos planctontes, além daquelas formas delicadas, como o caso do plâncton gelatinoso (cnidários, ctenóforos, larvas de corpo mole etc), que não são bem preservados pelas técnicas tradicionais de fixação e conservação do plâncton. Diariamente, em horários e condições variadas, serão coletadas novas amostras de plâncton para possibilitar o exame de espécimes in vivo e propiciar condições para o encontro de espécies diferentes. O estudo sistemáticos dos copépodes presentes nas amostras será utilizado como exemplo. Extensa bibliografia especializada ficará à disposição dos estudantes para ajudar na identificação e reconhecimento dos diversos táxons e de das estruturas diagnósticas e utilizadas na sistemática.

Critérios de avaliação de aprendizagem: Prova escrita, exercícios e a participação dos alunos.

Norma de Recuperação:
Não haverá recuperação

As matrículas podem ser feitas diretamente pelo Sistema Jupiter. Em caso de dúvida, entre em contato com a Seção de Graduação da sua Unidade.