Disciplina optativa oferecida para alunos de graduação em Ciências Biológicas (IB, FFCLRP e ESALQ) e Oceanografia (IO) da USP, sem pré-requisitos.

Objetivos:
Permitir ao aluno vivenciar de forma direta os processos envolvidos na dinâmica e na estrutura dos ecossistemas marinhos através de atividades teóricas e práticas desenvolvidas no laboratório e no campo.

Total de vagas oferecidas: 15

Disciplina optativa oferecida para alunos de graduação em Ciências Biológicas (IB, FFCLRP e ESALQ) e Oceanografia (IO) da USP.

Objetivos:
Reconhecimento dos grupos de invertebrados marinhos, através da coleta de exemplares no ambiente, exame dos mesmos em laboratório e identificação com auxílio de chaves e literatura especializada. Ênfase será dada à observação de material vivo, explorando aspectos de sua morfologia e biologia.

Total de vagas oferecidas: 15

Disciplina optativa oferecida para alunos de graduação do curso de Licenciatura em Geociências e Educação Ambiental, ministrado pelo Instituto de Geociências, do curso de Gestão Ambiental, ministrado pela Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz" e do curso de Bacharelado em Gestão Ambiental e Licenciatura em Ciências da Natureza, ministrados pela Escola de Artes, Ciências e Humanidades.

Objetivos:
Contribuir na formação do aluno cuja área de atuação apresenta interface com as ciências biológicas no que se relaciona à estrutura e à dinâmica dos ecossistemas marinhos.

Total de vagas oferecidas: 16

Disciplina optativa oferecida para alunos de graduação em Ciências Biológicas (IB, FFCLRP e ESALQ).

Objetivos:
Propiciar ao aluno a familiarização com a diversidade planctônica marinha e os métodos de estudo do fitoplâncton e do zooplâncton.

Total de vagas oferecidas: 8

Disciplina optativa oferecida para alunos de graduação em Ciências Biológicas (IB, FFCLRP e ESALQ) e Oceanografia (IO) da USP.

Objetivos:
Vários processos relacionados à dinâmica populacional de plantas e animais são em parte determinados por limitantes de ordem filogenética. Características selecionadas ao longo da evolução, como a dimensão dos primeiros juvenis, a idade relativa da primeira maturação, o potencial reprodutivo e a longevidade são cruciais na determinação do potencial de crescimento, dispersão e persistência de populações no ambiente natural.

Muitos estudos descrevem satisfatoriamente o ciclo de vida de espécies, seja por sua importância ecológica, comercial ou pelo interesse dos pesquisadores em determinados grupos, mas muito menos são aqueles que integram esse conhecimento com abordagens quantitativas que permitam estimar taxas de colonização de habitat, recrutamento juvenil, migração e mortalidade. Para todos esses parâmetros é necessário delinear uma estratégia de amostragem que permita a obtenção de estimativas de densidade adequadas, com alta precisão e viés reduzido. O objetivo desta disciplina é apresentar formalmente diferentes técnicas de amostragem e demonstrar, na prática, o ganho em precisão e correção proporcionado através da escolha de um procedimento superior. Pretende-se capacitar os estudantes para a execução de programas de amostragem específicos para diferentes situações.

Total de vagas oferecidas: 16

Disciplina optativa oferecida para alunos de graduação do IB/USP e para a graduação em Ciências da Natureza da EACH/USP, Ciências Biológicas da FFCLRP/USP e ESALQ, sem pré-requisitos.

Objetivos:
Ao término da disciplina, os alunos deverão ser capazes de compreender os principais efeitos das variáveis abióticas em diferentes ambientes marinhos, com ênfase na importância dos processos físicos e químicos fundamentais em diversos aspectos da biologia dos oceanos, bem como o efeito de sua variabilidade. O curso dará aos alunos subsídios para que tenham condições de planejar, executar e principalmente interpretar dados abióticos em campo.

Total de vagas oferecidas: 15

Disciplina optativa oferecida para alunos de graduação em Ciências Biológicas (IB, FFCLRP e ESALQ), Oceanografia (IO) e Gestão Ambiental da EACH da USP.

Objetivos:
O objetivo deste curso é fornecer uma visão interdisciplinar dos ecossistemas marinhos e uma introdução a questões relevantes sobre seu funcionamento e conservação.

Total de vagas oferecidas: 8

Disciplina optativa oferecida para alunos de graduação em Ciências Biológicas (IB, FFCLRP e ESALQ) e Oceanografia (IO)

Objetivos:
(I) Capacitar os discentes a pensarem a ecofisiologia marinha como uma ciência experimental e histórica a fim de que possam analisar criticamente conceitos fundamentais na área; (II) estimular uma apreciação integrativa, transdisciplinar e multidimensional da diversidade fisiológica, das perspectivas evolutiva e ecológica à uma prognóstica diante do clima em câmbio acelerado; e (III) familiarizar os alunos a um projeto de pesquisa em ecofisiologia marinha, do planejamento e análise laboratorial à discussão dos achados.

Total de vagas oferecidas: 16

Disciplina optativa oferecida para alunos de graduação em Ciências Biológicas (IB, FFCLRP e ESALQ) e Oceanografia (IO)

Objetivos:
A disciplina tem como objetivos: 1) apresentar os principais conceitos sobre conservação marinha, 2) instrumentalizar os alunos com ferramentas básicas de monitoramento e avaliação de impactos no meio marinho e 3) fomentar o pensamento crítico necessário para busca de soluções à crise enfrentada pelos ecossistemas marinhos frente a intensificação em impactos antrópicos locais e mudanças globais.

Total de vagas oferecidas: 16

Disciplina optativa oferecida para alunos de graduação em Ciências Biológicas do Instituto de Biociências, com pré-requisitos – Invertebrados I e II.

Objetivo:
Propiciar ao aluno a familiarização com a diversidade dos grandes grupos de animais marinhos, explorando aspectos de sua evolução relacionados  á morfologia e biologia.

Total de vagas oferecidas: 10